24 de fevereiro de 2018

Minha experiência no Tesouro NTN-B Principal 2035



E aí, tudo beleza?

Resolvi hoje compartilhar minha experiência em um título do Tesouro Direto.

Existem vários tipos de títulos sendo negociados no Tesouro Direto que podem ser encontrados no link http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos

Até o final de 2016 eu não tinha praticamente nenhum conhecimento de como funcionava esta modalidade de aplicação financeira.

Eu achava que eles rendiam pouco e então eu não tinha paciência de aplicar e esperar muito tempo pra obter um rendimento significativo. Pra quem não me conhece no post Chegada do Galo 48 à Finansfera vai entender que devido a eu já estar em uma idade mais avançada, não tenho tanto tempo pra multiplicar o meu capital, logo aceito correr um pouco mais de risco com a finalidade de obter um ganho um pouco mais expressivo.

Naquela época (2016) comecei a ler algumas coisas na internet acerca do assunto e encontrei alguns sites dizendo que era um bom momento para investir em títulos do Tesouro. Sublinhei o "era um bom momento" pra que fique claro que, dependendo do que você espera obter de retorno no curto prazo, existem épocas "boas" e épocas "nem tão boas" para se investir nestes títulos, mais especificamente no NTN-B Principal.

Bom, vamos à narrativa.

Inicialmente vou disponibilizar aqui os links onde você pode obter os valores históricos do título que estou explicando neste post. Fica em http://www.tesouro.gov.br/web/stn/tesouro-direto-balanco-e-estatisticas

NTN-N Principal 2035 - valores históricos ano 2016
NTN-N Principal 2035 - valores históricos ano 2017
NTN-N Principal 2035 - valores históricos ano 2018

Para aplicar no Tesouro Direto abri uma conta na corretora na Easynvest pois ela não cobra taxa de serviço para investimentos em títulos do Tesouro Direto. Apesar de ser pequena, existe a taxa de custódia da BM&F BOVESPA que é de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos, cobrada semestralmente, no primeiro dia útil de janeiro ou de julho, ou na ocorrência de um evento de custódia (pagamento de juros, venda ou vencimento do título), o que ocorrer primeiro.


Nos títulos do Tesouro Direto, a cada dia, existe a Taxa de Compra e a Taxa de Venda, com seus respectivos Preços Unitários. Não vou entrar em muitos detalhes, porém parece óbvio que quando compramos usamos a Taxa de Compra e quando vendemos usamos a Taxa de Venda.

No dia 12/12/2016 o PU do NTN-B Principal 2035 estava valendo para compra R$ 994,84 com uma Taxa de 6,10% ao ano. Pela característica deste título significa que a remuneração que receberemos será a variação do IPCA mais os juros de 6,10% ao ano, ou, em outras palavras, 6,10% ao ano acima da inflação.

Eu comprei no dia 12/12/2016 a quantidade de 5,00 títulos, totalizando 5,00 x 994,84 = R$ 4.974,20

Neste site fiz uma projeção do valor que eu possuiria hoje 24/02/2018, considerando a taxa de 6,10% ao ano que eu apliquei naquele dia. Desconsiderei a inflação, pra simplificar nosso raciocínio.


Então, aplicando R$ 4.974,20 no dia 12/12/2016 a uma taxa de 6,10% ao ano, desconsiderando a inflação no período, eu chegaria hoje 24/02/2018 a um valor de R$ 5.339,89. Um rendimento aproximado de 7,35% em 14 meses. Nada mal, eu devo estar pensando...

Mas devido a este título sofrer a tal de marcação à mercado e, devido a eu ter comprado este tipo de título em um "bom momento", hoje 29/02/2018 eu tenho o valor de R$ 6.154,31 líquidos, isso mesmo, já descontados o IR e as taxas de custódia.


Então o rendimento líquido aproximado nestes 14 meses de aplicação foram 23,72%. Uau! Muito rendimento para uma aplicação "conservadora" no Tesouro Direto.

Com R$ 4.974,20 aplicados a taxa de 6,10% ao ano, desconsiderando a inflação, eu levaria 42 meses para chegar ao valor de R$ 6.154,31 - veja a demonstração do cálculo.

Mas devido ao momento da compra (dezembro de 2016, se eu tivesse comprado um ano antes teria sido melhor ainda) e devido à marcação a mercado dos valores dos títulos, me foram antecipados aproximadamente 28 meses (28=42-14) de rendimento.

Qual o meu entendimento acerca disso? Vou permanecer com esse título por mais um pouco de tempo. Não sei o tempo exato, talvez um mês, ou dois, ou seis, ou um ano, sei lá. Porém quando eu tiver alguma sinalização de que a marcação a mercado possa começar a desvalorizar o valor do título, vou vendê-lo. Eu poderia vendê-lo hoje, já tendo estes 28 meses de rendimento a 6,10% ao ano antecipados, porém acredito que ainda dá pra segurar mais um pouquinho.

Este post é somente uma demonstração de uma aplicação feita por mim. Não estou recomendando este tipo de aplicação aos amigos. Aqui vale a máxima "rendimentos passados não são garantia de lucros futuros".

2 comentários:

  1. Gostava muito deste título, já comprei bastante, mas hj liquidei tudo, bons tempos qd abria o site e via taxa de 7.8, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taxa desce, taxa sobe. Daqui algum tempo a taxa sobe outra vez. Então vamos ficar ligado pra descer pelo tobogã da queda de juros novamente 😂
      Abraço Uó 👍😎

      Excluir